sábado, 19 de junho de 2010

Pobres foram retirados a força de regiões próximas ao estádio da Copa


De acordo com ativistas da cidade de Cabo na África do Sul, moradores pobres que viviam em albergues ou prédios invadidos próximo a estádios ou pontos turísticos foram retirados a força, simplesmente para “embelezar a cidade”.
Os moradores foram levados para um assentamento chamado de Blikkiesdorp, que na realidade são semelhantes a contêineres, além disso, os barracões de metal foram cercados por um muro bem alto de concreto, simplesmente para ocultar por completo os moradores e a pobreza do país.
Segundo a moradora, Shirley Fisher os moradores foram retirados simplesmente por causa da Copa.
De acordo com o jornal Washington Post, ativistas denunciaram que o governo sul-africano removeu milhares de famílias pobres, e todas foram levadas para assentamentos semelhantes.
Outro morador afirma que as moradias se assemelham a um campo de concentração, pois famílias inteiras dividem o mesmo barracão com outras famílias, segundo ele, em média cada quarto abriga cerca de 7 pessoas.
Outros moradores dizem que os locais dos assentamentos são tão distantes do centro da cidade, que a condução ficou tão cara a ponto de não conseguirem mais enviar seus filhos para a escola e até mesmo ao médico.
O governo ao ser questionado sobre a condição em que vivem os moradores pobres, afirmou que os mesmos não foram removidos por causa da Copa, disse ainda que as moradias são provisórias até o governo conseguir construir casas decentes.
Apesar disso, outros moradores denunciaram a ONG’s que qualquer pessoa pobre que se aproxime dos locais visitados pelos turistas ou jogadores, está sendo retirado por policiais de forma brutal.
Diante disso, alguns moradores pobres afirmaram que agora vivem um novo apartheid só que com caras novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário